A energia solar anda na contramão de outras formas de energia, que se tornam cada vez mais caras e mais prejudiciais ambientalmente. Mesmo com o crescimento da adesão a essa tecnologia, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é a energia solar.

Para esclarecer essa questão, trouxemos este artigo explicando o funcionamento dessa forma de gerar eletricidade, suas principais aplicações e vantagens. Acompanhe!

O que é energia solar e como ela funciona?

A energia solar fotovoltaica é uma forma de eletricidade produzida utilizando o sol como fonte. Nesse sentido, é importante diferenciá-la de outras formas de energia que não são elétricas, como o aquecimento solar. A energia fotovoltaica depende exclusivamente da luz do sol, enquanto o aquecimento solar utiliza o calor para aquecer outros meios, como a água.

Assim, quando um sistema de energia solar é instalado em uma edificação, os raios solares incidem sobre a superfície dos painéis fixados sobre a parte superior. Ali, essa energia irradiante é transformada em eletricidade, graças ao efeito fotovoltaico que ocorre nas células solares. Isso se deve à natureza semicondutora do material dos módulos, nos quais se usa elementos como o silício.

Ali, a eletricidade é conduzida para o inversor solar, que realiza a conversão da corrente alternada em corrente contínua. Isso é importante para que a frequência seja a mesma da rede, dos eletrodomésticos e outros equipamentos. A partir desse momento ela pode circular normalmente pelo sistema.

Quais as suas principais aplicações?

Hoje, é possível pensar que a principal aplicação da energia solar é a residencial. Para consumidores domésticos, a economia proporcionada por essa tecnologia pode chegar a 95%. Conectada a rede usual de eletricidade, a energia fotovoltaica ganhou esses clientes a partir do momento em que essa conexão foi possível, em 2012.

Entretanto, essa eletricidade pode ser usada em outras áreas, como é o caso de indústrias e comércio. Nesses casos, ela será importante para evitar que empresas, fábricas e lojas fiquem a mercê dos cortes causados por racionamento de energia, que deriva da baixa dos reservatórios das hidrelétricas, por exemplo.

Não podemos esquecer do campo. A zona rural foi uma das primeiras aplicações conhecidas, e ainda hoje é utilizada. Seja para pequenos produtores ou para latifundiários, a eletricidade fotovoltaica pode ser usada para acionar cercas de gado, colheitadeiras e bombas para obtenção de água.

Quais as vantagens dessa tecnologia?

Como citado anteriormente, o cliente que opta por utilizar a energia solar como fonte principal de energia tem uma grande economia com a fatura energética. Um ponto importante dessa economia é que futuramente ela acaba se tornando um investimento com retorno. Isso porque o sistema se paga em questão de anos, e a partir daí, o desconto se torna um lucro.

Por parte do governo e de instituições financeiras, existem formas de incentivo visando a maior adesão a essa energia limpa. Por exemplo, muitos estados já concedem a isenção de ICMS para micro e mini geração distribuída. Há também linhas próprias de financiamento, como o Programa Fundo Clima, do BNDES, que ajuda pessoas que querem gerar energia renovável.

Pronto! Agora você já sabe o que é energia solar e como ela é importante e vantajosa para os consumidores de todas as áreas. Para investir nessa tecnologia, busque uma empresa de referência e conte com toda a qualidade disponível.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acesso a mais conteúdos relacionados a energia solar no nosso blog!