Com o constante crescimento das tarifas de energia no Brasil nos últimos anos, aumentou o número de consumidores, inclusive residenciais, recorrendo a sistemas de captação de energia solar para ter sua própria fonte energética e não ter que se preocupar com a fatura no final do mês.

Essa escolha combina uma série de benefícios, como economia e sustentabilidade. Mas já parou para pensar como funciona a energia solar? Responderemos a essa questão no post. Boa leitura!

Como funciona a energia solar?

O sol está lá no céu, brilhando forte praticamente todos os dias do ano, ainda mais no Brasil, que graças à sua localização privilegiada no globo terrestre tem um dos melhores índices de insolação do mundo. Isso faz de nós uma das nações com maior potencial nesse tipo de energia.

Toda essa capacidade pode ser aproveitada também por consumidores residenciais, que conseguem tirar muito proveito da energia solar. Entretanto, para isso, é necessário contar com equipamentos adequados, capazes de transformar os raios do sol na eletricidade que acionará seus eletrodomésticos e eletrônicos.

O primeiro componente de um sistema de captação de energia solar são as placas fotovoltaicas, geralmente instaladas sobre o telhado. Elas são feitas de material semicondutor, que absorve a luz que chega do sol e a transforma em uma corrente contínua.

Essa corrente é encaminhada para um equipamento chamado de inversor solar, que transforma a corrente contínua em alternada e estabiliza a sua frequência, deixando a energia elétrica igual à fornecida pelas distribuidoras.

Com isso, essa energia é conectada ao quadro de luz e passa a abastecer a residência. Se a produção não for suficiente, é possível contar com o fornecimento da distribuidora. Por outro lado, se a produção for maior que o consumo, o excedente pode ser injetado na rede e render créditos de energia ao consumidor, reduzindo ao mínimo o valor da fatura.

Quais as vantagens da energia solar residencial?

São duas as principais vantagens da energia solar residencial: o aspecto econômico e o ambiental. Abaixo, explicamos melhor cada um deles.

Economia

Como destacamos no começo do texto, as tarifas de energia não param de subir. Além disso, foram incluídas nas faturas outros mecanismos que aumentam o preço a ser pago, como é o caso das bandeiras tarifárias.

Elas acrescentam valores extras sempre que as condições de produção de energia forem adversas, o que acontece principalmente nos períodos de seca, já que a energia nacional é em grande parte oriunda de hidrelétricas.

Dessa forma, investir em energia solar é uma boa maneira de economizar, principalmente no longo prazo. O retorno do investimento se dá em alguns anos, o que é pouco quando consideramos a vida útil dos equipamentos, que é superior a duas décadas.

Sustentabilidade

O outro ponto cuja energia solar apresenta vantagem envolve a preocupação ambiental. Entre as fontes de energia disponíveis, a solar está entre as mais limpas, com emissão nula de gases do efeito estufa. Além disso, ela é totalmente renovável e não depende de combustíveis fósseis ou de grandes quantias de chuva para se manter.

Gostou de saber como funciona a energia solar e ver quais são os seus benefícios, inclusive para consumidores residenciais? Agora você pode considerar essas opções para a sua casa e aproveitar essas vantagens.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Tenha acesso a mais conteúdos de energia solar no nosso blog!