Encontrar uma alternativa para o consumo de eletricidade tem se tornado o objetivo de muitos consumidores, seja para economizar ou para depender de uma fonte mais segura que não exige racionamentos. Nesse sentido, a energia solar é a opção ideal para essas pessoas que se preocupam também com os custos de instalação dos sistemas.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar quanto custa a energia solar no Brasil, apresentando também o que está envolvido nesse custo.

 Como é o consumo de energia solar no Brasil?

No Balanço Energético Nacional de 2019, realizado pela Empresa Energética Brasileira, comprovou-se que a energia solar representava 0,54% da oferta interna de energia elétrica. O mesmo relatório aponta que a micro e a mini geração de fonte fotovoltaica chegaram a 526 GWh de geração e 562MW de potência instalada.

De acordo com levantamentos da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a maior parte dessa potência (72,6%) corresponde ao consumo doméstico. O restante é dividido entre comércio, indústria, zona rural e outros segmentos com consumo menor.

A participação expressiva das residências se deve muito à regulamentação da geração distribuída e da troca de energia entre unidade consumidora e a rede concessionária. Isso foi feito pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2012, com a Resolução Normativa 482. Desde então, a adesão a essa forma de energia cresceu de forma expressiva, contribuindo para o barateamento dos equipamentos e para o surgimento de outras formas de consumo.

Quanto custa a energia solar para o consumidor?

Produzir a própria energia tem um custo que pode parecer elevado a princípio, mas que se justifica pela economia gerada e pelos equipamentos envolvidos nesse processo. Em média, um sistema básico que alimente o funcionamento de uma residência com quatro pessoas custa 25 mil reais. Esse valor varia com a necessidade de eletricidade do local, e será maior quanto mais equipamentos elétricos forem usados.

Quando o sistema é planejado de maneira adequada, a economia com a conta de luz chega a 95%, sendo que o que sobra para ser pago é referente à taxa de manutenção da concessionária. Sendo assim, quanto mais alta a conta de luz, maior a economia com a instalação do sistema.

É preciso levar em conta que os equipamentos fotovoltaicos são feitos para ter uma durabilidade alta. Assim, a fabricação de elementos, como os painéis solares e o inversor de frequência, segue critérios rigorosos. Isso traz uma vida útil mínima de 30 anos para esses projetos, o que pode ser estendido, desde que tomado os cuidados pertinentes.

Dessa forma, o investimento se paga com o dinheiro que é poupado na fatura energética e, depois de algum tempo, ele se torna lucrativo para o proprietário.

Vale a pena instalar energia solar em casa?

Com tudo o que foi informado, fica difícil não perceber que a energia solar vale muito a pena. Além do investimento lucrativo que essa tecnologia tem até para os consumidores residenciais, a instalação do sistema fotovoltaico aumenta o valor de uma propriedade no mercado imobiliário.

Essa é uma tecnologia que requer uma manutenção simples e barata. De modo geral, esse processo se resume na limpeza dos módulos fotovoltaicos com água e sabão neutro para a remoção da poeira. Isso deve ser feito entre uma e duas vezes por ano, o que pode variar um pouco de acordo com a frequência de chuva de uma cidade.

Pronto! Agora que você já sabe quanto custa a energia solar fotovoltaica, fica mais fácil se planejar para adquirir essa tecnologia. Lembre-se de que se trata de um investimento com retorno garantido e diversas outras vantagens.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!