Quais são os elementos do sistema de energia solar e como funcionam?

A energia solar é uma opção para aqueles que querem economizar com a conta de luz. Essa também é uma forma de produzir energia sem causar impactos negativos no meio ambiente. É importante, porém, conhecer seus equipamentos para entender o funcionamento dessa tecnologia.

Por isso, neste texto explicaremos quais são os principais equipamentos do sistema de energia solar e qual a sua importância. Então, continue lendo para aprender um pouco mais sobre esse tema.

Painéis fotovoltaicos

Também chamados de módulos solares, os painéis podem ser considerados o equipamento principal para o sistema de energia solar. Um painel é uma estrutura formada por células fotovoltaicas e feito de um material semicondutor. Essa característica é importante para que os raios solares que incidem sobre a sua superfície possam ser transformados em eletricidade.

Os painéis são, geralmente, fixados sobre o telhado da residência para a qual fornecerão energia. Para isso, a instalação conta com o auxílio de estruturas metálicas. Por ser um material sensível, essas placas contam com várias camadas que protegem as células solares. Essa proteção termina com um vidro especial que facilitada a absorção da luz do sol.

Inversor solar

Um ponto importante sobre a produção de energia solar é que a eletricidade gerada nos módulos é em corrente contínua (CC). Por isso, ela não pode ser transmitida diretamente para as funcionalidades elétricas, já que o padrão das concessionárias e dos equipamentos é corrente alternada (CA). Dessa forma, é preciso fazer a transformação.

É nesse ponto que entra o inversor solar. Esse elemento realiza a conversão da frequência, sendo imprescindível para o funcionamento adequado do sistema. Além dessa função, alguns modelos podem também realizar o monitoramento da energia. Esse equipamento deve ser instalado ao abrigo da chuva e isso pode ser feito junto ao quadro de energia.

Medidor Bidirecional

Uma das principais características do sistema de energia solar conectado à rede é a troca de energia realizada. O objetivo disso é manter a alimentação daquela unidade consumidora. Isso é feito pela injeção da eletricidade excedente na rede que passa a ser computada como créditos.

Esses créditos depois podem ser usados para gerar um desconto na conta de luz. Outra opção de utilização é a compensação em dias de consumo mais elevado. O sistema conta com um equipamento que faz o registro desses créditos, o medidor bidirecional. Esse equipamento é capaz de computar tanto a corrente que entra quanto a que sai daquele sistema.

Equipamentos de proteção

Diante da importância dos equipamentos e do próprio sistema fotovoltaico, é válido pensar na necessidade de uma forma de proteção. Assim, essa tecnologia conta com a String Box que contém elementos de segurança.

Em caso de algum problema elétrico, como descargas elétricas ou curtos circuitos, os elementos como os fusíveis, a chave seccionadora e o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) se sacrificam para não comprometer a eficiência da tecnologia.

Agora ficou fácil entender quais são os principais elementos de importância dentro de um sistema de energia solar, não é mesmo? Lembre-se de contar com uma empresa responsável para que você tenha acesso a equipamentos de qualidade.

Gostou deste artigo? Então, entre em contato com a nossa empresa e conheça os nossos serviços.