A energia fotovoltaica, também conhecida como energia solar, ganha cada vez mais destaque diante dos benefícios oferecidos, que incluem a economia com a conta de luz e um menor impacto ambiental. No entanto, para contar com essa fonte energética, é preciso dispor dos equipamentos necessários.

É por isso que trouxemos neste post o processo de instalação de energia solar, com o passo a passo do que você precisa saber para não errar nessa tarefa, que pode ser um pouco complexa e depender de profissionais qualificados. Boa leitura!

1. Confira a incidência de luz

Com o sol como fonte de matéria-prima para a produção de energia, o local de instalação de equipamentos de energia solar precisa ser cuidadosamente analisado para que a exposição à luz do dia seja a maior possível.

Por isso, é importante que não existam obstáculos que bloqueiem os raios solares. Quem está mais ao sul do país deve tentar manter as placas viradas para o norte e com a inclinação próxima à latitude do local.

2. Analise os custos

É preciso analisar tanto o seu consumo atual de energia quanto quais serão os custos efetivos para o desenvolvimento e implementação do projeto de energia solar.

O consumo de energia atual servirá como referência para qual será a quantidade de placas necessárias para suprir seu padrão de gasto, bem como para estimar qual será o retorno sobre investimento.

Já entender os custos da instalação envolve encontrar equipamentos com bom custo-benefício. Os principais dispositivos necessários são os painéis fotovoltaicos, estruturas metálicas para apoio dos painéis, o inversor solar e o medidor bidirecional.

Além disso, não se esqueça de pesar os custos com mão de obra capacitada para a instalação do sistema. Tudo isso deve ser colocado no orçamento.

3. Procure por profissionais especializados

É realmente importante que a mão de obra contratada para todas as etapas da instalação seja composta por profissionais capacitados. Esse tipo de instalação envolve alguns riscos, então, é essencial que todos que trabalhem nela conheçam todos os detalhes necessários para que o projeto seja um sucesso.

Além disso, eles devem conhecer todas as normas de segurança, para que não haja problemas, ainda mais levando em conta que a instalação envolve acesso a locais altos e contato com a rede elétrica.

Essas preocupações evitam acidentes e que os equipamentos não entreguem a eficiência esperada, o que poupa frustrações.

4. Solicite acesso à rede da distribuidora

Essa etapa envolve um trâmite burocrático para que seu sistema de energia solar consiga se conectar à rede da distribuidora de energia da região. Além dessa autorização, o parecer de acesso fornecido indica quais especificações técnicas devem ser seguidas para que tudo saia como o esperado.

5. Saiba como cuidar da instalação

Mesmo com a instalação e a energia já sendo gerada, o trabalho não termina. É preciso conhecer quais os cuidados envolvendo a manutenção necessária, para manter os equipamentos funcionando de forma correta e prolongar a vida útil deles.

Esses cuidados envolvem basicamente a limpeza periódica dos painéis de energia fotovoltaica, para que eles não tenham sua capacidade de captação de luz comprometida. De todo modo, siga as recomendações profissionais e solicite ajuda, caso surja qualquer dúvida.

A instalação de energia solar demanda o cumprimento de passos para que o resultado apresentado saia conforme esperado. Com isso concluído, será possível aproveitar todos os benefícios dessa fonte de energia.

 

Para saber mais sobre tudo o que cerca a energia solar, acesse mais conteúdos do nosso blog.