Os benefícios da energia solar são inúmeros e, por isso, ela cresce e ganha cada vez mais destaque no Brasil. De acordo com um mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país já tem mais de 2 gigawatts (GW) em geração distribuída fotovoltaica de potência instalada.

Esse sistema acumulou, desde 2012, mais de R$ 10 bilhões em investimentos pelas cinco regiões brasileiras. Os consumidores residenciais estão no topo da lista de quem investe na energia fotovoltaica, representando 72,60% do total. Já o setor de comércio e serviços aparece em segundo lugar, com 17,99% dos consumidores.

Os investimentos ainda estão aquém do ideal, considerando ser um tipo de energia ecológica, econômica e inesgotável. Veja, agora, os benefícios da energia solar e por que você deve investir em um sistema fotovoltaico para o seu comércio.

1. A energia solar reduz a emissão de gases do efeito estufa

A energia solar é limpa, o que significa que ela não produz resíduos poluentes e gases causadores do efeito estufa. Assim, contribui para o meio ambiente, já que o efeito estufa provoca o aquecimento global e uma série de eventos climáticos que prejudicam a fauna, a flora e a própria existência humana.

2. É renovável e sustentável

O sol nasce todos os dias e, portanto, representa uma fonte inesgotável e renovável de energia. Ela pode ser deixada para as próximas gerações, em um ciclo infinito que não impacta negativamente na natureza, diferentemente das hidrelétricas, que precisam inundar áreas quilométricas para se instalarem, destruindo ecossistemas e desabrigando famílias.

3. É econômica

Quem tem um negócio sabe que quanto menores os gastos, maior o lucro. Por isso, a energia solar é uma ótima alternativa para o comércio.

Ela pode gerar uma economia de 95% nas contas de luz. O retorno médio de investimento é de 4 a 7 anos e dura cerca de 25 anos. Além disso, é possível distribuir o excedente de energia gerada para outros comércios e residências nos arredores. Dessa forma, ganha-se um crédito nas contas de energia que pode ser usado em até 60 meses.

4. É de fácil instalação

Os painéis solares são de fácil instalação não sendo necessário, por exemplo, realizar mudanças estruturais no local. Podem ser instalados no solo, no telhado ou em qualquer espaço disponível. A necessidade de energia do ambiente é o que define a quantidade de placas a serem instaladas. Por serem modulares, é possível ter esse tipo de flexibilidade.

5. Tem baixa manutenção

Depois de instalado o sistema, os cuidados com manutenção dizem respeito apenas à limpeza e fiscalização do seu funcionamento. Isso porque são compostos principalmente por painéis solares e inversores, feitos para trabalhar continuamente e com vida longa.

6. Agrega valor ao negócio

Imagine a reação dos seus clientes ao saberem que o seu comércio é ecológico? Se bem explorado, isso certamente será um diferencial do seu comércio em relação à concorrência. É o que chama-se no meio da comunicação de "marketing verde". Empresas que adotam boas práticas ecológicas são mais bem vistas pelos consumidores.

Esses são apenas alguns benefícios da energia solar para o seu comércio. Mas as vantagens vão além! Outras são o aquecimento da água direto no local, redução de poluição sonora, já que o sistema fotovoltaico é silencioso, uso de uma tecnologia de ponta, que agrega ainda mais valor ao imóvel, garantia de energia até mesmo em momentos de crise energética, entre outros.

É importante destacar, porém, que a instalação do sistema deve ser feita por uma empresa especializada em energia solar. E, claro, podemos te ajudar com isso! Entre em contato com a gente para mudar a energia do seu negócio agora mesmo! Não se esqueça também de curtir nossa página no Facebook para ver mais sobre esse tema.