Aquecedor solar: vantagens e modo de utilização

 

            A energia solar térmica começou a surgir no Brasil nos anos 70, devido à crise de petróleo e tem se tornado cada vez mais vantajosa para os consumidores. De forma simplificada, esse sistema tem o objetivo de fornecer água quente para residências, hotéis e usinas através de energia solar, utilizando placas que absorvem o calor do sol e aquecem o reservatório de água.

            Alguns cuidados devem ser tomados para que o equipamento seja eficiente e atenda suas necessidades, como cuidados na instalação e na limpeza. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o custo do investimento para ter esse sistema em casa é compensado pelos benefícios que ele gera.

 

 1.Vantagens e custo benefício

 

A energia térmica é considerada renovável e sustentável, uma vez que não libera gases poluentes como outras fontes de energia. Por ser proveniente dos raios solares, quanto mais as placas forem expostas ao sol, maior o nível de aquecimento, ou seja, mais água quente nas torneiras de sua casa.

 

Analisando aspectos financeiros, o custo benefício é um ponto importante a ser considerado, sendo a economia, o principal motivo. Após a instalação de um aquecedor solar, a conta de luz sofre uma redução que pode chegar em 80%. Ter esse sistema em casa torna as quedas de energia mais raras mas caso aconteça, o banho não será gelado pois a água do chuveiro continua sendo quente. A vida útil do equipamento pode ultrapassar 20 anos de duração, tendo boa conservação.

 

 

 2.Cuidados na instalação e manutenção

 

É importante saber quantas pessoas irão utilizar, quantos chuveiros serão atendidos, a quantidade e a duração dos banhos, para que a instalação dos aquecedores seja realmente eficaz. Quanto menos sombra, contato a superfícies reflexivas e vento, maior o desempenho do sistema.

A limpeza dos coletores solares auxilia no bom desenvolvimento do equipamento e é de extrema importância. A parte superior das placas são de vidro, por esse motivo, poeira e fuligem preta podem reduzir em até 70% o desempenho do sistema solar, pois irá aquecer apenas o vidro e não a água, que é o objetivo.

 

 

3.Desembolso médio do investimento

 

O valor investido, em média, para ter um sistema de aquecedor solar em casa varia por diversos motivos, como a quantidade de moradores, localização e tamanho da residência e capacidade do equipamento. Com base em um kit simples do sistema, que tem um reservatório de 200L, o custo varia entre 1.500 a 2.500 reais. Entretanto, o equipamento dá retornos financeiros em até 4 anos.

 

 

4.O imóvel é valorizado! Mito ou Verdade?

 

Se pensa em vender seu imóvel e existe um aquecedor solar instalado nele, não pense que será dinheiro perdido, pois esse tipo de sistema pode valorizar em até 10% após sua instalação.