A energia solar residencial vale a pena? Entenda aqui

O uso da energia fotovoltaica tem crescido no Brasil e no mundo. Dessa forma, o interesse de diferentes consumidores por esse modelo de eletricidade como forma de obter o recurso também aumenta. Você é uma dessas pessoas?

Neste artigo explicaremos as principais vantagens dessa tecnologia para mostrar que a energia solar residencial vale a pena. Acompanhe!

Um breve panorama da energia solar

No Brasil, a energia solar residencial começou a ganhar força em 2012. Nessa época, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu, por meio da Resolução Normativa 482, a troca de energia entre o sistema produtor e a rede de energia. Esse foi um marco decisivo para a tecnologia porque, até então, havia apenas sistemas isolados. Esses sistemas eram aplicados na região rural ou outros lugares que não recebiam a transmissão usual de eletricidade.

Com a resolução, a aplicabilidade ficou mais prática porque não era mais necessário ter um banco de baterias. Isso porque a energia solar isolada dependia dessa reserva para alimentar o consumo durante a noite. Com a conexão, seja durante as horas sem luz do sol, seja nos dias em que o consumo é maior, a concessionária fornece o que for necessário.

Com o passar dos anos, mais brasileiros aderiram à tecnologia fotovoltaica e, com a diversificação do público, novas demandas surgiram. Assim, em 2015 a Aneel regulamentou o compartilhamento de energia, criando diferentes modalidades de consumo. De acordo com o perfil do consumidor, é possível escolher as opções: geração compartilhada, autoconsumo remoto e empreendimento com múltiplas unidades consumidores.

Vantagens dessa forma de energia

Uma das principais questões para os consumidores é se a energia solar residencial vale a pena. Por isso, vamos exemplificar suas vantagens abaixo.

Economia

Um dos maiores atrativos da energia fotovoltaica é a economia proporcionada aos consumidores. A energia elétrica brasileira é uma das mais caras do mundo, e todos os anos os consumidores lidam com constantes altas. Há, ainda, as bandeiras tarifárias, que fazem as contas ficarem mais altas de acordo com o custo da produção da eletricidade.

Por depender da luz do sol, que é um recurso em abundância no território nacional, a geração da eletricidade nos sistemas fotovoltaicos não sofre com aumento de custos. Dessa forma, os consumidores passam a economizar até 95% com a conta de luz.

Manutenção simples

Um dos principais elementos da energia solar é o painel fotovoltaico, e a manutenção do sistema está relacionada a ele. Ela se resume na limpeza desses módulos, o que pode ser feito com água, sabão e um pano limpo. Isso é necessário para tirar a poeira que pode diminuir a eficiência da absorção da luz do sol e, consequentemente, a produção de eletricidade.

Sustentabilidade

Essa eletricidade não depende da queima de combustíveis, então não produz gases poluentes. Assim, é considerada limpa. Essa tecnologia é, ainda, renovável e sustentável, já que o sol é a sua fonte e é praticamente infinito.

Depois desse texto esclarecedor, ficou fácil perceber que a energia solar residencial vale a pena. Tenha em mente que é preciso contar com uma empresa responsável para que seja feita uma instalação apropriada do sistema, garantindo o seu pleno funcionamento.

Quer experimentar todos esses benefícios na sua casa? Entre em contato conosco para conhecer os nossos serviços e entender como podemos te ajudar.