Quer saber quais são as 5 principais etapas de um projeto de piscina? Então confira agora mesmo as dicas que separamos neste artigo!

Devido ao fato do Brasil ter um clima predominantemente tropical em suas regiões, as opções de lazer relacionadas a atividades aquáticas são bastante valorizadas. Nesse sentido, no caso de piscinas, muitos brasileiros têm a intenção de implantá-la em sua residência. Afinal, além de garantir um espaço de entretenimento, contribui para um maior conforto e diversão dentro do lar.

No entanto, ao desejar construir uma piscina na casa, é preciso dar bastante atenção às características específicas do projeto inicial, como tamanho da piscina, equipamentos de manutenção, modelo etc. O planejamento desses e outros fatores contribui para haver uma maior durabilidade, segurança e qualidade dos itens instalados.

Mesmo com tanta importância, muitas pessoas não têm conhecimento sobre o assunto. Para ajudar nessa questão, preparamos este post contendo as 5 etapas que devem estar presentes em um projeto de piscina. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

1. Avalie o terreno

A princípio, é importante ressaltar a necessidade de avaliar de forma estratégica as condições do terreno que será instalada a piscina. Nesse estudo, deve ser considerado o volume e as características da piscina, bem como as condições do relevo. Dessa forma, a área disponível em sua residência será a base para determinar as condições e limites do projeto em termos de tamanho, formato e ordenamento da piscina. Isso porque a disposição planejada dos elementos faz toda a diferença na otimização do espaço.

É válido pontuar que, por esse item ser um dos principais meios de lazer da casa, deve ser projetado em consonância com os outros ambientes de entretenimento da residência, como a área de churrasco. Nesse sentido, nos casos em que a piscina se encontra afastada ou isolada das áreas principais da casa, há um mal aproveitamento desse espaço de lazer.

Outro fator importante diz respeito às condições do terreno, pois relevos com declive, por exemplo, podem ser aproveitados para desenvolver projetos diferenciados de acordo com as possibilidades do local, como é o caso da adaptação de cachoeira. Deve ser avaliado também as características do solo para que se possa planejar os materiais de construção mais adequados, além de assegurar que o solo suporte a estrutura do projeto.

2. Verifique o sistema de filtração e a casa de máquinas

Outro ponto importante na elaboração do projeto de piscina está relacionado aos sistemas de manutenção da piscina. A esse respeito, é fundamental planejar o mecanismo de filtração, a fim de que a construção do tanque já tenha pré-definida a posição de todos os componentes da piscina, como ralos e canos, que interligam o circuito do tanque até o filtro.

Essa etapa é necessária, pois evita futuras complicações ocasionadas por um mal planejamento de instalação dos itens e garante que toda a estrutura montada tenha condições de garantir a segurança dos banhistas. Vale ressaltar que, no caso dos ralos, é interessante instalar o sistema antiaprisionamento. Dessa forma, evita-se acidentes com a sucção de partes do corpo dos banhistas, como o cabelo.

Além do mais, no projeto deve conter o local onde será adaptada a casa de máquinas. Esse espaço é reservado para comportar os equipamentos de manutenção da qualidade da água, que são: o filtro e a bomba d’água. O local representa grande importância, pois contribui para conservar os equipamentos e ajuda a aumentar a segurança das pessoas ao isolar o acesso delas às máquinas.

3. Escolha o tipo de piscina a ser construída

Depois de avaliar as condições do terreno e o espaço disponível para o projeto é hora de definir o modelo de piscina que será utilizado. No mercado existem vários materiais e alternativas para a construção. Dessa forma, é preciso escolher os itens tendo em vista as características do solo, bem como as suas necessidades. Além disso, você deve levar em conta o capital disponível para o projeto. Isso ajudará a planejar os melhores modelos baseados no custo-benefício.

Nesse sentido, para quem dispõe de um local menor, a piscina de fibra de vidro pode ser uma boa opção. Isso porque os tanques já vêm preparados de fábrica em formatos e dimensões variadas, o que facilita o arranjo e a instalação, quando comparadas aos tipos de vinil e concreto.

Por outro lado, esses dois modelos possibilitam a vantagem de personalização, pois o proprietário pode definir o formato, as características dos materiais e as dimensões específicas do projeto. No caso do vinil, é formada a parte lateral com diversas possibilidades de cores e estampas e o outro modelo é utilizado azulejos ou pastilhas. Ademais, embora exijam um maior investimento financeiro, as piscinas de vinil e de concreto garantem uma longa durabilidade.

4. Planeje a iluminação e a área ao redor

A parte elétrica já deve ser planejada no início do projeto da piscina. Isso facilita a escolha da iluminação que será utilizada. Dessa forma, logo na construção deve-se definir os componentes que serão instalados para que a iluminação seja eficiente e segura. Com o estudo prévio do projeto é possível escolher os tipos de lâmpadas e demais itens de decoração para alcançar o efeito esperado.

Já para a área ao redor da piscina, vale pesquisar exemplos de decoração buscando encontrar o cenário que mais se adequa ao seu ambiente. Exemplos com paisagismo, lugar para tomar banho e espaço de relaxamento devem ser ordenados de modo a obter as melhores combinações.

5. Contrate uma empresa qualificada

Por fim, é preciso estudar as opções de serviços de maneira a contratar uma empresa qualificada para ajudar a planejar e executar o plano. Esse ponto representa grande importância para a qualidade do projeto, pois uma boa escolha define a eficiência e resultados finais da construção. Serviços com baixa profissionalidade podem acarretar em desvantagens econômicas, além de prolongar o tempo de construção da piscina. Por isso sempre prefira contar com empresas com reconhecimento no mercado.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre os modelos de piscinas? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!