Em primeiro lugar, é importante enfatizar que nesse momento de crise a Ziperr está enfrentando, provavelmente, o seu maior desafio desde que começamos há um ano atrás. E sabemos que você também. Porém, nesse momento, o principal é ter resiliência e adaptabilidade para se manter firme em um cenário de incertezas. Desde semana passada, estamos funcionando como o nosso time em Home Office, seguindo as orientações das secretarias de saúde. 

Se você está inseguro de prospectar e fechar negócios nesse momento, a resposta é calma! É possível sim manter sua equipe ativa nesses tempos de quarentena. Se você tiver postura e respeito pelos seus prospects, a solução está em, apenas, buscar alternativas para fazer tudo funcionar. A razão para isso é muito simples: nós não sabemos quanto tempo isso tudo vai durar. Então, se você tem certeza que aquilo que você vende é a melhor opção para AJUDAR no processo de adaptação das empresas, faça um favor para o mercado e ajude-o a superar esse momento: não pare de vender! 

Para ajudar você a organizar melhor seu time de vendas em Home Office, preparamos algumas dicas. 

 

  1. Adaptabilidade 

A primeira regra é clara. Não é hora de lamentar e estagnar todas as atividades da sua empresa esperando voltar tudo à normalidade, pois não sabemos quando isso acontecerá. Até lá, corre a chance de você ter perdido várias oportunidades de mercado e aprendizados porque não conseguiu se adaptar. A maior parte das grandes empresas de hoje em dia já passaram por diversas reestruturações durante seus anos de existência. 

A Netflix tinha um sistema de negócio parecido com a antiga Blockbuster, uma locadora de filmes delivery. Mas quando a tecnologia avançou e ameaçou o segmento de locadoras nos EUA, eles rapidamente começaram do zero um novo sistema de negócio, que deu origem aos serviço de filmes streaming que temos hoje em dia. 

Tempos difíceis sempre vão existir em qualquer segmento de negócio, não adianta cruzar os braços e esperar passar. O que sai na frente é aquele que aprende a fazer dos limões uma limonada. 

 

  1. Cloud Computing

Os serviços na nuvem são uma grande facilidade que pode ser melhor explorada nesse período. A Ziperr já faz o uso há muito tempo, isso porque podem ser acessados de qualquer dispositivo, como celulares e computadores: basta ter um computador ou celular conectado à internet.

Nossa equipe usa as ferramentas do Google Drive, que fornece os programas de escritório, como Planilhas, Slides e Doc. Todos ficam armazenados na nuvem e podem ser  acessados, editados e compartilhados de qualquer dispositivo de maneira rápida e fácil, desde que tenha acesso a internet. Há outras soluções de armazenamento de documentos e arquivos, como Dropbox, que garantem maior mobilidade e colaboração para a sua operação. E o melhor de tudo, é que essas ferramentas são gratuitas e de fácil uso para que você possa capacitar e conectar ainda mais seu negócio à distância. 

 

  1. A maior parte do processo de vendas não precisa ser presencial

Muitas empresas já sabem disso, mas é algo que nunca devemos esquecer. A prospecção por telefone e por e-mail feita pelo vendedor não está condicionada à presença dele em um local específico. É possível condicionar seus vendedores para realizarem o serviço de abordagem de cliente e extração de informações para o design de projetos, sem que eles estejam no mesmo ambiente que você. As reuniões com membros da equipe, para a discussão de negociações e projetos pode ser feita remotamente também usando softwares do Google Drive, como é o caso do Google Sala de Aula e do Google Chat.  

Você pode aproveitar esse momento para fazer a primeira abordagem com o seu cliente e estabelecer rapport. Um dos passos mais demorados no processo de vendas no setor de energia, é justamente conseguir do cliente as informações necessárias para a criação do projeto, como por exemplo, local de instalação e valores relacionados a conta de luz.Tudo isso, além de permitir o trabalho à distância, torna-se o principal aliado da redução do Custo de Aquisição de Cliente (CAC) - já que o processo todo é acelerado. 

 

  1. Aprimoração de processos 

  • Reconheça a importância do processo: nos momentos de crise, quem tem processos bem definidos consegue rapidamente contornar todos os desafios. Afinal de contas, é por meio dos processos estruturados e consolidados que você consegue dar autonomia para que seus times consigam trabalhar cada um em sua casa, seguindo um passo a passo que dá resultados, independente de onde estejam. Não hesite em desenvolver novos processos com o objetivo de coordenar melhor a sua equipe, melhoramentos sempre são necessários, principalmente em circunstâncias que exigem maior adaptabilidade.

  • Facilite o trabalho do seu time: as pessoas estão preocupadas, incluindo seus pré-vendedores e vendedores. Ofereça apoio ao seu time. Nesse momento, toda ajuda é importante e seu papel perpassa, também, por facilitar o trabalho dessas pessoas. Nesse sentido, as ferramentas de automação podem oferecer aquilo que você busca: uma maior fluidez para o trabalho. O domínio dessas ferramentas também é importante para a desmistificação de processos que sua empresa nunca imaginou que funcionariam. Inove. Invente. Use seu tempo para pensar em novas estratégias para a gestão do seu negócio, sempre há o que ser melhorado. 

 

Lembre-se! 

Você não está sozinho! É um momento difícil para todos e o propósito da Ziperr é ajudar ao máximo seus parceiros. O nosso sucesso vem da satisfação de vocês! É importante que mantenhamos a cabeça para cima e fiquemos atentos a novas oportunidades. Os tempos são difíceis, mas os melhores aprendizados vêm de épocas como essa.